sábado, 21 de março de 2009



Gente:
Na idade do Pedro - 8 meses recém feitos - os bebês normalmente já engatinham. Ele, no entanto, fica na posição de engatinhar, mas não sai do lugar. Nem mesmo quando quer muito um brinquedo ou objeto que está próximo e que exige um pequeno deslocamento.
Em compensação fica em pé, o que, por outro lado, é bastante cedo pro tamanho dele, ainda que o faça, claro, com nossa ajuda.
E não só fica bem firme em pé, como gosta muito que o deixemos assim. Até já ensaiou tirar o pé do lugar nessa situação.
Sei que há crianças que caminham sem ter passado pela fase de engatinhar. Só gostaria de entender se isso é bom ou ruim?
Se alguém tiver uma opinião para contribuir, agradeço.
Deixo aí as fotinhos.

8 comentários:

Grê Guilhermano disse...

Taí Fabi:

"É ruim para a criança pular a fase do engatinhar.
FALSO. A maioria dos bebês começa a engatinhar por volta dos oito ou nove meses, mas existem aqueles que já partem para os primeiros passos sem esta experiência. Apesar de algumas pessoas acreditarem que isso possa ser ruim para seu desenvolvimento, o pediatra Roger Brock [do Hospital e Maternidade Neomater, de São Bernardo do Campo (SP)] acredita que uma vez que a criança já conseguiu ficar em pé e caminhar, demonstra que ela tinha capacidade de sustentação do corpo para isso, sem prejuízo."

Do site: www.humanasaude.com.br

Precooooce o garoto :)

Unknown disse...

Fabi
Recentemente uma amiga, que também tem um filho chamado Pedro, passou pela mesma situação. Por mais que o Danadinho quisesse muito algo, ele não engatinhava de jeito nenhum para pegar. O médico disse que isso era normal para muitas crianças, e que tinha um pouco a ver com preguiça. Mas os meses passaram e ele saiu andando por aí, sozinho, todo faceiro. E nunca engatinhou.
Problemas? Pq? Cada criança tem uma maneira dferente de se desenvolver. Pelo menos foi isso que o médico disse a ela. Problema só se ele não tivesse firmeza em nenhum movimento. Daí sim...
Deixa ele ser preguiçoso, mulher. Que coisa boa... rs!
PS: A família está linda, como sempre.

Veridiana disse...

Fabi, este é um teste. Já escrevo um definitivo. (by dê)

Veridiana disse...

Fabi! Não sei nada científico sobre engatinhar. Mas vamos pensar um pouco, o guri é puro instinto. Se o Pedro sair caminhando sem engatinhar é porque não precisou, né!?
Bjs

Anônimo disse...

Eu também entendo patavinas... mas acredito não existir nada de errado... Como a Ju disse aí em cima, problema haveria se ele não tivesse firmeza nos ricos coxões dele... Creio que seja apenas uma questão de tempo pra ele se esforçar mais para engatinhar ou sair caminhando pelo apê...

Beijão com saudade de vocês!
Pâmela Bolson.

Aline disse...

Profe, relato a ti o que minha mãe me contou.
Eu adora me segurar nas coisas e treinar ficar andando. Com 9 meses já ficava parada sozinha, mas sem tentar caminhar. Até que um belo dia vinha eu segurando na mesa da cozinha em direção a mamãe, que lavava louça, e qual não foi a surpresa dela ao virar-se e eu estar dando meus primeiros passos bem faceira e recém tinha completado meus 10 meses.POrtanto super normal,,,

Fabiana Piccinin disse...

Ok pessoal, já tô praticamente convencida que essa questão nem merece mais ser discutida.

Pode ser mesmo que o Pedro caminhe sem engatinhar e vejo que isso não significa nenhum problema.

Obrigada pelas contribuições. E perdoem a insegurança. Mas é que é a primeira vez que tenho filho.

Espero por novas visitas, sempre bem-vindas, ao blog.

Bjs todas

Anônimo disse...

Oi pro. Olha só, avaliação de minha irmã que é fisioterapeuta: BEM NORMAL. Ela disse que possivelmente ainda não se sinta seguro para ir sozinho, mas como vc mesmo disse, nem todas as crianças engatinham antes de caminhar. Pra ter uma idéia, tem pequenos que se só se rastejam e depois caminham normalmente. Se ele fica em pé, significa que tem força muscular nos membros inferiores e equilíbrio de tronco. Então a dica é: tranqüilidade e estimulação ao moço. Gestos que o incentive a ir atrás de alguma coisa, brinquedo e tal. Outra sugestão é colocá-lo na posição de "gatas", ou seja, de quatro. Assim vc vai sentir se ele está preparado. Espero que tenha ajudado. Enfim, meu primeiro comentário hehehe
Bjos para a super mamãe
Janine